Lima, a encantadora capital e porta de entrada do Peru!

AMÉRICA DO SUL - PERU

América do Sul | Peru | Lima| Miraflores

Se dizem que a primeira impressão é a que fica, aqui vale uma segunda chance. Lima talvez não seja aquela cidade que você se apaixona logo de cara: céu constantemente nublado, trânsito super caótico e zonas muito pobres. Mas, olhando novamente com mais cautela você descobrirá a capital da gastronomia, com áreas extremamente civilizadas (muito mais do que em grandes capitais do Brasil) e uma noite pra lá de badalada. O Peru é um país incrível, talvez um dos mais interessantes que eu já tenha conhecido, e Lima sua porta de entrada!


Encontre aqui um guia completo para uma viagem com ótimo custo benefício e diversas dicas para aproveitar ao máximo Lima!! Dicas/sugestões de como chegar, de onde partir, onde ficar, quais restaurantes visitar, melhor época para ir, câmbio, que roupas levar e muito mais...!

🔍 **| SOBRE O LUGAR |**

✈️ **| COMO CHEGAR / SE LOCOMOVER |**

☁️ **| CLIMA - MELHOR ÉPOCA |**

📝 **| INFORMAÇÕES BÁSICAS |**

🛁 **| ONDE SE HOSPEDAR |**

🍴 **| ONDE COMER E BEBER |**

🚲 **| O QUE FAZER |**

👗 **| O QUE LEVAR/VESTIR |**

🔍 **| SOBRE O LUGAR |**

Lima, capital do Peru é a porta de entrada para esse país incrível, e maior cidade do Peru. São mais de 10 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade da América Latina – atrás apenas de São Paulo e Cidade do México.


Banhada pelo oceano pacífico, esse país que foi um dia uma colônia espanhola guarda algumas das maiores belezas naturais. E Lima, como cidade grande que é, vem aparecendo cada vez mais, tendo sido inclusive escolhida para sediar os jogos panamericanos de 2019.


Confesso que Lima era para mim apenas a cidade de chegada. Mas descobri uma cidade muito mais estruturada e organizada do que eu imaginava, com excelentes restaurantes – de uma gastronomia super renomada -, bairros super seguros e organizados com policiamento nas ruas, lojas e shoppings a céu aberto, um centro histórico pra lá de charmoso, e um dos museus mais bacanas que já visitei, o Larco.


Fiquei 3 dias em Lima e foi o suficiente para explorar e conhecer um pouco mais dessa cidade que tem vida super ativa tanto de dia como de noite.

Meu roteiro teve início em Lima, passando por Huacachina, e pela maravilhosa cidade de Cusco, até o Machu Picchu, e fechando com chave de ouro atravessando o maior deserto de sal do mundo Salar De Uyuni.

⇞ Voltar para o começo do post

✈️ **| COMO CHEGAR / SE LOCOMOVER |**

Uma das facilidades de Lima é sua distância do Brasil. O país está coladinho em nós, e os vôos geralmente tem preços acessíveis, considerando uma viagem internacional.


Existem vôos diretos para Lima saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro, e levam menos de 5 horas. (Mais perto do que ir para alguns lugares dentro do próprio Brasil.)


Esse trajeto é operado tanto pela LATAM, quanto pela Avianca. A LATAM geralmente tem preços melhores, dado que possui mais vôos nessa rota.


✏︎ Veja aqui algumas dicas de como encontrar os melhores preços em passagens aéreas.


A melhor forma de se locomover dentro de Lima é com UBER. Não confie em táxis, eles geralmente não ligam o taxímetro e você pode ter problemas na hora de pagar.

Saindo do aeroporto para o centro do bairro de Miraflores você pagará em torno de 40 soles peruanos no uber.


Outra opção que usei muito, dado que estava viajando sozinha, e chegava tarde em alguns lugares foi um motorista particular. Eles cobram pouco a mais e são 100% de confiança.

Eu super recomendo os serviços do Junior (+51 950 902 253). É um carro executivo, e combinando com ele direitinho ele pode buscar e levar a qualquer horário. Saindo do aeroporto para Miraflores paguei 60 soles peruanos, por exemplo. Só 20 soles a mais do que o uber normal, mas com 100% de segurança.


⇞ Voltar para o começo do post



☁️ **| CLIMA - MELHOR ÉPOCA |**


Lima recebe turistas durante todo o ano. Apesar de estar no litoral e ter um clima úmido, Lima é conhecida pelo céu acinzentado. Pouco chove na capital peruana, que tem duas estações do ano bem definidas: verão e inverno. As médias de temperatura variam entre 20-27ºC no verão e 15-19ºC no inverno.


↠ Dezembro a Março é a estação do verão, faz sol e o tempo tende a ficar mais tempo aberto e com céu claro.

↠ Abril a Novembro é a estação de inverno, e o céu fica praticamente todos os dias cinzentos e nublados, mas com pouquíssimas chuvas.


⇞ Voltar para o começo do post


📝 **| INFORMAÇÕES BÁSICAS |**


↠ Moeda: Soles Peruano (PEN)

A conversão de real para soles peruanos é bem próxima. 1 real é igual aproximadamente 1,17 soles peruanos. (cotação de 26/11/18)

A troca de dólar geralmente vale mais a pena, mas sempre vale fazer as contas. 1 dólar equivale a aproximadamente 3,35 soles peruanos.

A melhor cotação que encontrei foi em uma casa de câmbio do lado do hostel Pariwana, ou com as pessoas uniformizadas que trocam nas ruas. E sim, no Peru é legalizado e é confiável. Só se certifique que eles estão usando o jaleco oficial da prefeitura.

Troque pouco câmbio no aeroporto, pois a cotação é muito ruim.

↠ Visto e Passaporte

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru, e na realidade nem do passaporte. Apenas um documento com foto já libera a entrada de brasileiros no país.

↠ Fuso Horário

3 horas antes de Brasília

↠ Tomada

220V e 110V dependendo do lugar.

Tipo A - Paralela com dois pininhos chatos.

Vale lembrar que para evitar passar perrengue é ideal sempre ter um plug universal na mala.

⇞ Voltar para o começo do post




🛁 **| ONDE SE HOSPEDAR |**


Lima possui diversos municípios independentes com prefeituras autônomas, e portanto os bairros são bem diferentes entre si. A mais importante dessas cidades é Miraflores, e portanto a melhor para se hospedar, dado a segurança do lugar. San Isdro é a cidade mais chique de Lima. Lá encontram-se os hotéis mais luxuosos e executivos. E uma terceira opção ainda é Barranco, um bairro super cool e descolado, epicentro de artistas de rua. Se optar por ficar em Miraflores (bairro que eu escolhi e adorei!), recomendo que fique próximo ao Parque Kennedy:


Eu sempre faço minhas reservas pelo BOOKING, e super recomendo! Quanto mais reservas tiver, mais você sobe de categoria e melhores ficam os descontos nas acomodações!


Pariwana Hostel

Esse é o hostel mais bacana e descolado de Lima, e para quem viaja sozinho ou em busca de amigos e agito, com certeza é a escolha certa.

Além de super bem localizado, o hostel possui uma estrutura super bacana tanto de quartos como de áreas comunitárias.


Pariwana | Foto: Booking.com



Casa Andina Miraflores

Para quem prefere hotel, minha recomendação é o Casa Andina, um hotel super bacana, com um bom preço e bem localizado.


Casa Andina | Foto: Booking.com


Ibis Miraflores

Uma excelente opção também é o Ibis de Miraflores. Super bem localizado, o hotel fica a 3 quadras da Avenida Malecón - em frente ao shopping Lacomar. Um excelente custo benefício!


Ibis Miraflores | Foto: Booking.com


⇞ Voltar para o começo do post



🍴 **| ONDE COMER E BEBER |**


Conhecida por sua gastronomia riquíssima em aromas, e sabores, Lima tem diversas opções deliciosas e que merecem a visita.


Alguns dos pratos mais famosos, e que tem que ser experimentados são:

↠ Ceviche: Um clássico peruano. Um pouco diferente do que estamos acostumados a comer em termos de tempero, mas com certeza um dos pratos mais famosos.

↠ Olluquito con charqui: Prato típico com carne de lhama, olluco – batata especifica da região dos andes.

↠ Lomo Saltado: Fatias de carne, legumes e batatas temperado com um molho shoyu.

↠ Ají de galinha: Frango desfiado regado a um molho picante


E bebidas também não ficam fora:

↠ Inka Cola: O famoso refrigerante que vende mais que Coca Cola. Vale a pena experimentar!

↠ Pisco Sour: Impossível ir para o Peru e não provar drinks de Pisco e limão.

↠ Chicha Morada: Uma bebida doce feita a base de milho roxo (maíz morado), com especiarias.

↠ Chá de Coca: O famoso chá que ajuda na altitude!

↠ Cusquenã: Cerveja peruana


Restaurantes que valem a visita:

Central Miraflores

Eleito como 1º entre os 50 melhores restaurantes da América Latina em 2014. Ficou super famoso, e obviamente caro! Prepare o bolso!

O restaurante se define como a reinvenção da culinária peruana.

Há a opção do menu degustação, que apesar de caro é uma experiência a parte para quem quer degustar toda a culinária peruana.

Central Miraflores | Foto: TripAdvisor


La Lucha Sangucheria Criolla

Esse é um dos clássicos do Peru, que tem que ser degustados! O La Lucha Sangucheria tem vários sanduíches super famosos, desde sanguche de chicharron até sanduíche de lomo. E são todos bem gostosos! Vale a pena experimentar!

Eu particularmente amei o de Lomo!

La Lucha Sagucheria | Foto: InstagramLaLucha


Huaca Puacllana

Para quem quer uma experiência diferente e super bacana, recomendo o restaurante do sítio arqueológico de Huaca Puacllana. Além da comida ser deliciosa, a vista a noite com o sítio arqueológico inteiro iluminado é um espetáculo a parte.

Eu comi um Lomo Salteado, e pedi uma sobremesa de doce de leite maravilhosa (que não deu nem tempo de tirar foto!).


Huaca Pucllana| Foto: Vanessa Doti

Pescados Capitales

Uma indicação de um amigo peruano, e aprovada por um amante de comidas do mar! Esse é um restaurante super bacana, especializado em comida fresca do mar, e com diversas opções bem gostosas. Os pratos são bem servidos e lindos, com um extremo capricho na preparação.


Pescado Capitales| Foto: Vanessa Doti

⇞ Voltar para o começo do post



🚲 **| O QUE FAZER |**


Lima é sim uma cidade grande, mas super turística, e vale a pena investir pelo menos 3 dias ali para conhecer tudo com calma.


Eu particularmente gosto bastante de fazer walking tour, para entender um pouco mais da história do lugar e conhecer a cidade de forma geral. E tem dois principais lugares para conhecer dessa forma: Centro Histórico e Barranco.

Recomendo fazer com a Lima by Walking. Eles saem todos os dias as 10h30 para Lima Centro e as 15h30 para Barranco. Os pontos de encontro são: Rooftop do Pariwana Hostel, ou Plaza de Armas (em frente a fonte).


- Dia -


↠ Centro Histórico (via Walking Tour)

O centro de Lima tem como ponto principal a Plaza de Armas, que foi onde em 1532 aconteceu a conquista espanhola. Logo em seguida, em 1535 foi fundada a Ciudad de Los Reines, ou fundação da cidade de Lima.


Nessa praça estão também o Palácio do Governo do Peru, que foi um dia a casa de Don Francisco Bizarro. Inclusive, a praça foi construída em torno dele.

Plaza de Armas | Foto: Vanessa Doti

Além da Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal e o Palácio Municipal de Lima.

Catedral de Lima| Foto: Vanessa Doti